Responsáveis por manter os data centers que garantem e viabilizam boa parte do fluxo de informações da internet global, bem como a existência de grandes empresas e seus serviços digitais, a Equinix nos procurou para auxiliarmos numa tarefa aparentemente simples: ‘vender o peixe’ da área de Serviços Gerenciados para a própria empresa – seu board – reafirmando a importância e a qualidade do que faziam, mas de uma forma simples, sem “tecniquês”, acessível para todos os stakeholders.
A premissa era falar de qualidade mostrando qualidade, o impacto visual era fundamental. Queriam dizer que melhorando os controles poderiam tomar decisões cada vez mais eficazes, aumentando a eficiência dos serviços e o desempenho nos negócios. A apresentação deveria demonstrar na forma e no conteúdo a excelência desse trabalho minucioso, ou, nas palavras do cliente – “Não adianta fazermos todos os dias algo como um carro de Fórmula 1, e depois apresentarmos como se fosse um carrinho de rolimã.”.
Imersão
A parte complicada vem agora: o prazo não era dos mais flexíveis, havia uma certa urgência pois o material seria apresentado em evento interno que estava prestes a acontecer. Precisávamos entrevistar as lideranças de cada área, onze ao todo, a fim de entender o que faziam e quais benefícios suas tarefas proporcionavam para a empresa e seus clientes. Assim o fizemos num só dia e lá se foram doze horas seguidas de reunião, resultando em dezoito páginas repletas de anotações no meu caderno. Foi um mergulho profundo no universo extremamente complexo da tecnologia da informação. Aos entrevistados foi pedido que fossem tão didáticos quanto possível, afinal, os stakeholders que os avaliariam no evento não possuíam o mesmo conhecimento técnico sobre o assunto, tão pouco nós da agência para comunicá-los com segurança sem uma instrução prévia.
Cada um falou do seu porquê de existir, como atuavam, quais medidas tomaram para melhorar o desempenho e quais pretendiam tomar num futuro próximo. Suas versões estavam ligadas pela narrativa central de um grande trabalho coletivo, cujas áreas operavam em conjunto, ainda que concentradas em suas especialidades, para atingirem o mesmo fim: a satisfação dos clientes gerenciados e o aumento dos ganhos financeiros na prestação do serviço.
O tema bem diante dos nossos olhos
Fizemos um brainstorm internamente e chegamos à conclusão de que, sem perceber, nosso cliente nos deu a letra na reunião do briefing, a ideia ecoava em nossas cabeças – “F1 versus rolimã”. Estava claro, era uma apresentação sobre superação, persecução do resultado pelo aumento da eficiência, como uma equipe de F1 faz numa corrida, analisando os dados coletados e corrigindo os detalhes a cada volta. O que eles fizeram foi transformar a telemetria no mapa do sucesso.
Não pensamos duas vezes! Decidimos levar a Equinix para o mundo da competição automobilística, através do storytelling mostramos que a melhoria no desempenho da empresa era fruto de três coisas comuns ao universo da Fórmula 1: a organização, a capacidade de transformar informação em conhecimento e o compromisso com o constante aperfeiçoamento técnico.
A peça
Este foi o nosso primeiro trabalho para eles e resultou em uma apresentação de quase setenta slides. Mas, posso jurar que passavam diante dos olhos como se fossem dez. Além disso, o material dispunha de um menu que o tornava plenamente navegável, podendo ser apresentado por assunto, indo direto ao ponto sem ter que passar por toda a apresentação linearmente.
Os slides eram empolgantes, dinâmicos e atraentes. Embalados por um ar de competitividade, velocidade, com toques de alta tecnologia envolvida nos processos. Inspirava racionalização pura, tudo traçava um paralelo com a telemetria automobilística. Neste material, correlacionamos cada área da empresa com as respectivas áreas numa equipe de Fórmula 1. Os textos e elementos gráficos reforçavam a ideia, as telas pareciam um jogo de videogame, simplesmente fantástico.
De lá pra cá
Creio que acertamos em cheio. A parceria Equinix e Chave_Mestra segue a todo vapor. De lá para cá já os mandamos para a Lua como um foguete espacial, já comparamos seus terminais de dados aos grandes terminais aeroportuários do mundo e fizemos até mesmo uma orquestra sinfônica com seus colaboradores. É ótimo trabalhar com clientes que apostam no novo, na criatividade, sem medo de ousar. Esperamos contribuir com muitos outros projetos no futuro.