Para quem é aficionado em esporte, não há honra maior do que atender o Comitê Olímpico Brasileiro. Lembro que, quando recebi o briefing, fiquei tão feliz que liguei para o meu irmão, outro cara apaixonado por esportes – “Adivinha qual será meu próximo job!”.
Era o Instituto Olímpico Brasileiro, segmento educacional do Comitê que leva conhecimentos das mais diversas áreas e modalidades para jovens atletas, atletas de alta performance, treinadores e gestores desportivos de todo o país.
O que está além da competição
O nascimento de uma nação olímpica exige mais do que talento pessoal, brilhantismo individual, mas muito empenho coletivo, em trabalho coordenado para criação e estabelecimento das condições permanentes de vitória. São políticas, estratégias, planejamento e uma clara visão do esporte para além do resultado competitivo, mas o desenvolvimento social. Há que se pensar numa estrutura para o sucesso.
Nossa missão era elaborar uma apresentação institucional que mostrasse a importância do investimento na formação de todos os envolvidos na produção do resultado esportivo, do dirigente ao atleta. E, dessa maneira, deveríamos engajar o público (neste caso, empresas e instituições) a fazer parte desse grande movimento.
O conteúdo
Eram muitas as iniciativas do Comitê. Traziam um conteúdo extenso que falava do desenvolvimento do esporte brasileiro na história e o impacto que a ciência teve nesse processo. Da importância de perceber as dimensões da vida de um atleta em sua completude (dentro e fora das quadras e ginásios), e os diferentes cursos de extensão e especialização desenhados especificamente para cada público. Falamos também dos programas de conscientização antirracista, anti-homofóbica e de prevenção de abusos, canais de denúncia e campanhas.
Apresentamos os diversos núcleos e mostramos como eles fazem a diferença no presente para garantir o sucesso do futuro. A premissa da peça foi: “Todo esporte é coletivo”. Lembrando ao público que, mesmo o atleta que desempenha individualmente em competição, atua com ele um grande conjunto de pessoas que fizeram ou fazem parte da sua formação, desde a mais tenra idade. E que, depois da sua carreira, há ainda um plano para sua aposentadoria, um planejamento para o futuro além do esporte.
O material foi apresentado em evento, mas depois ficaria disponível para consulta interna dos colaboradores do COB. Sendo assim, deveria ser possível usá-lo sem um apresentador e prático de acessar. Elaboramos menus ao longo da apresentação que permitiam o usuário ir diretamente ao assunto de interesse.
Quanto maior o desafio, maior a recompensa
Foi um job bastante complexo, muitas etapas de alteração se deram até chegarmos ao resultado desejado. Foi realmente desafiador e, justamente por isso, muito enobrecedor. Uma verdadeira honra atender o Comitê Olímpico Brasileiro para falar das ações do seu Instituto.